Foto: Maurício Tonetto (Divulgação)
Nesta segunda-feira (28), durante a 46ª Expointer, em Esteio, o governador Eduardo Leite (PSDB), acompanhado pelo secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, anunciou a criação da Delegacia Online para crimes rurais e a instalação de mais três unidades das Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e ao Abigeato (Decrab), sendo uma delas em Santa Maria, e as demais em Osório e Vacaria. Atualmente, há Decrab em Bagé, Alegrete, Camaquã e Santo Ângelo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a cerimônia, também foi feita a entrega de 15 viaturas para reforço do patrulhamento rural da Brigada Militar. Os investimentos têm como objetivo expandir o combate ao crime de abigeato no Estado.
Leite lembrou que a expansão de investimentos e melhorias na segurança pública, área que ocupa um lugar importante nas ações do Estado, só foi possível devido ao equilíbrio das contas.
– É fundamental que o Estado se faça presente para proteger o patrimônio, para que quem empreende aqui tenha a certeza de que os resultados do seu esforço e de seu empreendimento não serão perdidos devido à ausência do governo do Estado – disse o governador durante o lançamento.
viaturas
As novas viaturas para a Brigada Militar serão destinadas para os municípios de Cachoeira do Sul, Capão do Cipó, Dois Irmãos, Entre Ijuís, Gramado, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Santiago, Porto Alegre, Canela, Caxias do Sul, Ametista do Sul, Tucunduva e Paraíso do Sul. Foram investidos mais de R$ 5,7 milhões para aquisição dos veículos zero quilômetro semiblindados de modelo Mitsubishi L200 Triton.
– Promover a segurança e a paz no meio rural para homens e mulheres é uma das nossas bandeiras. O Legislativo, o Executivo, a Farsul e as forças policiais trabalham em sinergia por um agro mais forte, seguro e pujante – afirmou o líder do governo, deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas), que esteve presente no ato.
Além da entrega dos veículos, a Brigada Militar também vai trabalhar na capacitação do patrulhamento rural em Santa Maria e na cidade de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Estado.